Comunicação e eSocial

Tempo de leitura: 2 minutos

Fala turma!

Hoje eu venho aqui te fazer um questionamento!

Hoje eu estou curioso e quero saber. Na sua empresa, quais são os gargalos que você está passando, quais são as dificuldades na área trabalhista e previdenciária que você possui?

As pessoas que trabalham nessa área, de uma maneira geral, estão enfrentando nesse momento uma mudança devido ao eSocial. O que irei-te falar agora vem a partir da minha vivencia. Eu percebo que uma das maiores dificuldades que estão sendo enfrentadas por essas pessoas que trabalham na área do Departamento Pessoal, de maneira geral, é a comunicação dentro da empresa.

Muitas das empresas creem que o eSocial será tratado somente pelo Departamento Pessoal e não entende que de fato, essa nova ferramenta exigirá um  esforço de todos os departamentos da empresa, pois o e Social tratará de informações de saúde, segurança e da relação de trabalho como um todo.

Vai exigir também, informações referentes aos processos decorrentes das apurações que irão impactar no recolhimento dos encargos ou tributos. Então, acontece que Sinergia é a palavra de ordem dentro do eSocial, essa Sinergia vai fazer com que a sua comunicação dentro da empresa possa fluir de uma maneira mais saudável, onde você corrigindo essas falhas na comunicação, redesenhando processos e criando rotinas de melhores práticas para que a admissão e demissão, para férias, mudança de cargos e de função de uma maneira geral, possa garantir o total compliance.

 

 

Deste modo, é importantíssimo que você redesenhe a maneira de trabalho em sua empresa, comece a criar ferramentas de controle, para que essa comunicação possa fluir de maneira eficaz e você não venha a ser penalizado por possíveis inconsistências ou inconformidades, apenas por sua comunicação interna não ter fluidez.

Fique atento, pois comunicação e mudança cultural são um dos maiores gargalos que as empresas estão encontrando para a aplicação da legislação de modo correto. Então, pense e analise sobre as falhas que possam existir na sua empresa e tome as medidas corretivas o quanto antes, tudo bem?

Então, para que você fique por dentro das novidades e sua empresa tenha uma comunicação nota 10, fique atento às próximas dicas e até a próxima!