Eventos de alteração

Tempo de leitura: 2 minutos

Fala turma!

Professor Rondinelly aqui falando mais uma vez com você.

Como estão sendo feitas as rotinas e como você está lidando com essa ferramenta chamada eSocial?

 

Como nós sabemos, um grande volume de empresas entrou na obrigatoriedade agora no segundo semestre, desde o dia 16 de julho de 2018. Você adaptou as rotinas, conseguiu fazer as correções deu qualidade de fato às informações do trabalhador e conseguiu parametrizar sua empresa?

 

Bom, acredito que sim, já que esse momento é crucial e que realmente está exigindo um nível altíssimo de qualidade. Dito isso, vamos falar agora a respeito de duas situações que podem acontecer durante a relação de trabalho, durante a vigência do contrato de trabalho o eSocial é feito através de eventos, onde nós temos dois eventos específicos que vão tratar de alterações ligadas ao trabalhador.

 

Podemos ter alterações de dados dos trabalhadores, alteração de nome, de endereço e também alterações que tratam do contrato do trabalhador, como no caso em que um indivíduo mude de função, teve ali um aumento salarial, por exemplo.

 

 

Esses tipos de alterações na verdade são tratados dentro do eSocial, pois o eSocial necessita saber de fato de tudo que acontece na relação de trabalho e das informações do trabalhador. Então, visando o registro desses cadastros e dessas alterações, criaram-se dois eventos específicos, o primeiro evento é o S-2205 que é o de alteração de dados cadastrais do trabalhador, onde o empregador vai informar tudo que tenha sido mudado, todas as informações que tenham sido alteradas do trabalhador, como documentação pessoal, endereço, escolaridade, se casou, se não casou ou se separou, por exemplo.

 

Teremos outro evento que é o evento S-2206, esse é onde você poderá informar as aliterações do contrato de trabalho, como por exemplo, a periodicidade de pagamento do trabalhador, se ele teve um aumento salarial, se ele teve uma promoção ou se mudou de cargo.

 

Então, faça bem essa separação a respeito de eventos de alteração do trabalhador e de dados do trabalhador. O S-2205 e o S-2206 tá legal?

 

Então um abraço fica com Deus, até breve.