RET

Tempo de leitura: 2 minutos

Fala turma!

Professor Rondinelly aqui com vocês, falando a respeito de eSocial, essa ferramenta que está realmente dando uma reviravolta na maneira de se tratar as informações da relação de trabalho.

 

Hoje eu quero falar contigo a respeito do RET, você já ouviu falar nesse RET? O RET é o Registro de Eventos Trabalhistas, ele é uma novidade que veio com o eSocial e é uma central de inteligência eletrônica onde irá armazenar de forma histórica todos os acontecimentos decorrentes da relação de trabalho.

 

Será através do RET que as informações de todos os seus funcionários estarão sendo armazenadas de acordo com os eventos que serão transmitidos, decorrente dessa relação de trabalho. Nós sabemos que o eSocial será informado ao fisco por meio de eventos, como, admissões, afastamentos, desligamentos, que irão impactar diretamente no RET.

 

Esses eventos serão armazenados no ambiente do eSocial de uma forma histórica. As informações estarão sendo empilhadas e esse empilhamento de informação constituirá o RET, que é o registro de eventos trabalhistas, onde cada funcionário terá o seu, que servirá como uma linha do tempo desse funcionário dentro da empresa.

 

 

O RET começa no momento da admissão, passando por toda a vigência dessa relação, do contrato de trabalho até chegar ao momento do desligamento. Então no RET o empilhamento das informações será de forma histórica, registrando todo o histórico do trabalhador onde um evento irá validar ou não o evento seguinte, e um detalhe muito importante é que precisará ser transmitido de fato tudo, tudo que acontece na relação de trabalho, eu falo isso por quê?

 

Porque agora, com essa mudança onde a fiscalização vai ser mais efetiva, mais tempestiva e assertiva, é importante que você comece a tratar as rotinas da relação de trabalho com um grau de qualidade altíssimo, pois realmente não terá como estar burlando a legislação, nem estar dando um jeitinho brasileiro.

 

Então guarde esse nome, Registro de Eventos Trabalhistas, que é a central de inteligência e cada funcionário terá o seu registro histórico e terá que ser informado com grau de qualidade altíssimo tá legal?

 

Por hoje é isso, um abraço e até logo.