Web Geral

Tempo de leitura: 2 minutos

Olá turma, tudo bem?

Professor Rondinelly aqui falando com vocês a respeito de eSocial.

Olha, vou trazer uma novidade, algo bacana, porque as empresas podem estar criando uma maneira de garantir de fato a qualidade da informação. Dia 17 de junho de 2018, agora, recente, saiu uma noticia no site esocial.gov.br, detalhe, você está por dentro de tudo que está saindo e ficando atento a esse site?

 

Vamos lá, o que essa notícia trouxe de bom, que nós sabemos, onde as informações do eSocial poderão ser tratadas de duas maneiras, via WEBSERVICE no qual é a maneira que você trata as informações pelo seu sistema de geração  de folha de pagamento  onde ele irá conversar com o ambiente do eSocial através de WEBSERVICE, utilizando a linguagem XML, ou teremos o outro canal que é chamado WEBGERAL, também conhecido como portal web, aquele no qual você pode entrar no site e fazer seu login ou  entrar com certificado digital e jogar suas informações diretamente no site do eSocial.

 

 

 

Em regra geral, as empresas tratam suas informações pelo WEBSERVICE. Mas essas empresas poderão também jogar as informações diretamente no web geral, podendo se utilizar dos dois canais simultaneamente. Te dou um conselho, não utilize dessa forma, fique sempre se apoiando lá no WEBSERVICE certo?

 

Dentro do ambiente do eSocial, você pode estar habilitando ou não que essas informações sejam enviadas diretamente pelo site. Então, vamos imaginar que você joga as informações pela WEB SERVICE, pelo teu sistema de geração de folha de pagamento e quer jogar alguma informação diretamente no portal web o que acontece?

 

Como o eSocial funciona como um empilhamento de informações, se você criar essa rotina,  no teu sistema de geração de folha, pode ficar aquele “buraco”, pois um evento deixou de ser enviado no sistema e foi alimentado direto no portal web.

 

Então dentro do portal web você pode estar habilitando ou não a inserção de novos dados,  fazer alterações ou até mesmo exclusão de eventos. Assim, você deixar basicamente para se fazer as consultas das informações que foram enviados pelo WEBSERVICE.

 

Contudo, fica a critério de cada empresa escolher a maneira de se trabalhar, porém você tem a opção de estar habilitando, ou não o envio de informações direto pelo portal web ou web geral como é chamado.

 

Então fique atento, pois logo teremos novidades.